domingo, 6 de setembro de 2009

Running, com Michael Douglas

Vamos começar com a má notícia: mesmo que você se empolgue e queira assistir este filme, devo avisar que vai ser difícil encontrar. Até nos EUA é uma tarefa árdua, inclusive através do Amazon.com, que até pouco tempo atrás tinha apenas a versão em DVD região 2 (europeu). Portanto, este post é apenas uma curiosidade sobre os filmes de corrida, neste caso com um grande ator, Michael Douglas, ainda em início de carreira em 1979.

Michael Andropolis é um novaiorquino que está com a vida simplesmente de cabeça para baixo: o casamento acabando, suas filhas com sentimentos incertos sobre o que pensar do pai, empregos cada vez mais estranhos e difíceis de manter. Michael corre diariamente pelas ruas da Big Apple, inclusive de terno, gravata e tênis Nike surrado, treinando para as Olimpíadas de Montreal (1976). Durante as eliminatórias, fica claro que Michael corre da mesma forma como leva a vida: grandes arrancadas no começo e erros no final, perdendo a chance de triunfar.

Aceito na equipe olímpica, ele repete o fato de assumir a ponta da Maratona muito cedo, porém em uma curva perde o equilíbrio, cai e se machuca bastante. Horas depois, ainda deitado no chão e com a Maratona encerrada, ele se levanta e continua correndo em direção ao estádio olímpico, uma cena realmente memorável.

Pena que não fez sucesso e por isto caiu no esquecimento geral. Se você se aventurar nos sites peer-to-peer de trocas de arquivos talvez encontre uma versão dublada em italiano com o nome de "Il Vincitore", que não é tão difícil assim de entender.

Este vídeo no YouTube contém algumas cenas, pelo menos para matar a curiosidade:



Um comentário:

  1. Meu amigo... temos alguns filmes que são verdadeiras jóias ... mas que por não serem do tipo RAMBO... caem no esquecimento ou nem vão para o conhecimento público.

    Parabéns pelo ótimo post !

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...