sábado, 17 de abril de 2010

Evento Adidas apresenta novas tecnologias para o esporte

Se você acha que aquele seu tênis com super amortecimento é o máximo em tecnologia, então você precisa conhecer o que está por trás da bola oficial da Copa do Mundo... Pelo menos é o que provou a Adidas neste sábado pela manhã, em um evento realizado na loja do Shopping Eldorado em São Paulo, para o qual eu fui convidado e não podia perder de jeito nenhum.

A marca é a fabricante da pelota oficial do próximo mundial e não poupou esforços em pesquisa para produzir o que há de melhor no formato redondo de sua “Jabulani”, nome dado ao modelo que será alvo de muitos pontapés em Junho lá na África do Sul. A Adidas também apresentou suas linhas de Football e Running, e nesta última eu sou suspeito para falar, já que o companheiro inseparável nas minhas corridas, há exatamente um ano, é o modelo Response 17.

Ao visitar esta loja você vai se sentir como uma criança em uma loja de doces. Não há como não se engraçar com as camisetas tecnológicas e de ótimo gosto, tênis específicos para cada tipo de esporte e mais uma porção de produtos exclusivos da empresa criada pelo alemão Adolf “Adi” Dassler em 1920 (sacou de onde vem o nome da marca?). Na apresentação feita pelo pessoal da Adidas aprendi algumas coisas interessantes, que nem havia imaginado e que fazem todo o sentido:

- Adi Dassler era sapateiro e observou que o atleta precisava de um calçado específico para seu esporte. Passou mais tempo com os atletas e fez vários testes, sempre ouvindo suas opiniões. O calçado não tinha estabilidade segundo alguns, então ele acrescentou uma tira de couro ao lado. Continuava sem estabilidade, então, colocou-se mais uma tira. Ficou perfeito quando colocou a terceira tira, e pronto, estava criada a identidade visual que acompanha os modelos até hoje.

- Seu irmão Rudolf se juntou à empresa, mas devido à alguns desentendimentos, saiu em 1947 e fundou a Puma.

- A bola Jabulani possui todo um estudo cultural por trás de sua confecção, levando em conta o mundial e o país sede. Vale a pena conferir no site da Adidas os detalhes.

- A missão da empresa é focada em produzir artigos que atendam as necessidades dos atletas, evitem lesões e que sejam duráveis. Não é simples? A ideia, sim, mas colocar tudo isto junto em uma marca, num setor altamente competitivo, exige o melhor uso possível da tecnologia. E é claro, ter colaboradores apaixonados pelo esporte.

O evento já estava bem legal, com um café da manhã bem servido e bastante informações, sendo que de quebra ainda ganhamos alguns presentes muito interessantes: uma réplica da Jabulani, um CD com diversas informações e vídeos sobre a marca e mais alguns itens.

Aproveito para agradecer ao pessoal da Agência Riot, em especial ao Gustavo e à Gabriela, que enviaram o convite e proporcionaram este contato com a marca. Com certeza, vou continuar com meu companheiro de corridas Response 17, que já tem até um irmão gêmeo (mais novo, é claro) que vai enfrentar os 42 Km da Maratona de São Paulo daqui a duas semanas.

Ótimo final de semana a todos!

4 comentários:

  1. Oi Claudio...a historia da adidas e da puma gerou um documentario muito bom...produzido pelo history channel...deve ter alguns trechos no youtube...
    Que evento bacana...
    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Vai estrear na Maratona de SP? estarei lá, mas para os 25km apenas, treinando para a de Porto Alegre três semanas após. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Showwww de bola esse evento em Rinaldo, parabéns!!!

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. essa historia é muito boa msm, gostaria que a adidas propocionasse esses cursos na minha cidade facilitaria muito um melhor atendimento para os clientes, é muito enteresante.

    gelangelica2010@hotmail.com

    ResponderExcluir