E desde quando corredor gosta de escrever? Ora, veja a quantidade de blogs de corredores e perceba que não contentes em gastar o solado dos tênis, também dão um jeito de compartilhar com o resto do mundo suas experiências! Além do mais, este não é mais um livro do tipo “a corrida mudou totalmente minha vida e blá blá blá”, apesar do autor não negar que ao dedicar-se exclusivamente ao universo literário foi necessário adquirir hábitos saudáveis como praticar uma atividade física que tivesse afinidade e parar de fumar.
À medida que lia a obra, percebi diversas semelhanças entre a trajetória do autor e minha própria estória: seu ritmo de corrida é quase o mesmo que o meu (uns 10 Km/h), começou a correr aos 33 anos de idade devido à mudança de vida, sente sua velocidade diminuindo ao longo dos anos, não gosta de ter que andar em provas, não é uma pessoa competitiva que gosta de esportes coletivos, entre tantas outras coincidências. Mas é claro que ele tem muito mais para contar, pois seus feitos são bem mais extraordinários que os meus.
Murakami mudou de vida ao vender seu bar e tornar-se escritor, ao mesmo tempo em que adotava a corrida como atividade física. Tem por hábito correr uma maratona por inverno em algum lugar do planeta, e fazer um triatlo a cada verão. Resolveu enfrentar sozinho o percurso contrário à lenda da Maratona, ou seja, saiu de Athenas e correu até Maratona... sozinho! Seu único apoio era a van da reportagem de uma revista e a narrativa é diferente de qualquer outra obra do gênero. Não é um atleta de pódio, é um corredor como eu e você que comete alguns erros nas corridas, fica chateado consigo mesmo e assimila a lição aprendida em cada prova.
Essas três coisas, nessa ordem, são minhas metas.”
DO QUE EU FALO QUANDO FALO DE CORRIDA
(What I talk about when I talk about running)
Autor: HARUKI MURAKAMI
Preço médio: R$ 30,00
Editora: ALFAGUARA BRASIL (leia um trecho no site da editora)
1a. edição 2010
152pág.
Onde encontrar: Livraria Cultura
Entrevista de Murakami para a Runner’s World (em inglês)
Eu posso não ser genial como Murakami, mas você ainda pode votar e ajudar o Número de Peito a virar um livro...
Valeu Claudio pela indicação do livro!
ResponderExcluirvc vai para a meia??? Boa corrida, mesmo sem treino KKK
abraços pri
Estava procurando opiniões a respeito do livro e achei a sua! fantástica descrição! Agora sim, vou comprar com certeza! valeu!
ResponderExcluirEu li este livro, posso afirmar que sua beleza esta justamente na sua simplicidade e realidade. Qualquer corredor vai se identificar com ele.
ResponderExcluirEstava procurando esse livro " do que eu falo quando falo de corrida" que vi numa sessão de uma revista de esporte e saúde. Recomendo para leitura de qualquer corredor o ótimo "Nascido para correr" de Christopher McDougall. Prof Marcio Neves Poa rs
ResponderExcluir