terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hidratação, dicas valiosas...

Quem trabalha ou já trabalhou em mercado financeiro conhece a expressão “conversa de cocheira”, que diz respeito a ficar de antena ligada em tudo o que se passa no mercado de ações para executar operações antes das valorizações ou quedas. Como temos que ficar em “cocheiras” antes das provas, eu também fico pescando muita coisa, e apesar de muita informação ali não prestar para nada (conversas da vida alheia, namorados trocando saliva, relatos das últimas provas), algumas são pérolas que não aparecem em revistas ou sites de corrida. Aí vão alguns toques sobre hidratação que já ouvi antes e durante provas e que comprovadamente fazem diferença:

Gás carbônico: como este gás é o produto da sua respiração, sai pela boca também, portanto se você ingerir água vai levá-lo direto ao estômago. Daí aquele desconforto chato, o qual faz alguns “porquinhos” produzirem o som de arroto nas provas.

O truque: coloque um gole d’água na boca, dê uma enxaguada e cuspa, apenas tenha cuidado para não acertar o tênis de ninguém (mire o chão, de preferência). Isto me ajuda bastante, e quando eu esqueço, sinto um desconforto chato que passa logo, mas incomoda assim mesmo.

Banho de água no tênis: já vi muita gente encharcando o tênis com água nos postos de hidratação, alguns sem querer, outros de propósito (devem gostar de bolhas nos pés). O fato é que abrir o copo de água correndo pode ser desastroso, e esta pode ir em cheio no calçado.

O truque: veja se não tem ninguém por perto, estenda um pouco o braço para o lado e fure o copo com o dedo. Vai espirrar, mas não cai no seu tênis. De novo, cuidado para não atingir ninguém!


Banho de Gatorade: em algumas provas servem isotônicos, na maioria das vezes em copos abertos, o que não é igual ao copo de água em que parte da tampinha fica lá para conter os solavancos da corrida.

O truque: dobre um pedaço do copo, fazendo com que o líquido não espirre para todo lado quando levado à boca. Escutei essa logo que peguei o copo, um sujeito ensinava o outro e eu resolvi experimentar. Rendeu mais líquido e não fiquei empapado com isotônico na camiseta.

Tá cheio? Passe reto! A regra é beber em todos os postos, mas às vezes você está empolgado e corre mais, ou seja, o tempo entre um posto e outro diminui e você ainda está “cheio”. Daí aquela sensação de excesso de líquido no estômago.

O truque: avalie-se, com a sua sede, temperatura e umidade do ar, o quanto falta para o final. Se não estou com sede, passo batido pelo último posto da prova, sei que água e geralmente isotônico me esperam ao final, ou seja, é um tumulto a menos que evito durante a prova.

Tem alguma dica? Fique à vontade, contribua com a nossa “cocheira”!

5 comentários:

  1. Ótimas dicas...essa do gatorade foi boa, lembro na meia do Rio que tomei o maior banho tentando tomar o gatorade, as vezes é até melhor dar alguns passos e perder alguns segundos.
    Abraço,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

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  2. Essa aprendi com o Jorge Ultra: ao jogar água na cabeça para resfriar a cuca, o tênis também fica ensopado. Truque: sair do prumo, jogar a cabeça para frente, ficando com o corpo inclinado, dai á agua cai no chão, e não no tênis. òtimo post, parabéns!

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  3. Boa, Claudio!
    As dicas são bem legais.
    Não lembro qual foi a corrida em que um corredor estava com calor, pegou a água e despejou sobre si, molhando meu tênis. Fiquei p... da vida.
    Acrescento às suas dicas apenas uma coisa:
    Em provas longas, ainda que não esteja com sede, e se estiver muito quente, é importante se hidratar de 20 em 20 minutos, nem que sejam pequenos goles. Quem me ensinou isso foi o Jorge Ultra. Pelo que vi aqui, ele também é professor do Hoffmann... rsssssss
    Abraços,
    Joel Leitão
    http://corredordisciplinado.blogspot.com/

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  4. Belas dicas.
    Gostei da que fala do copo de gatorade.
    Normalmente eu caminho enquanto tomo o líquido, mas acho que vou "adotar" esse "truque" aí pra ver se funciona mesmo. hehe


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

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