segunda-feira, 14 de março de 2011

Abertura Circuito Corpore: previsto x realizado

Momentos antes da largada, o colega Newton, recém chegado ao universo das corridas de rua, perguntou-me em quanto tempo eu pretendia fazer os 12 Km da prova. Boa pergunta, mas como eu não vivo sem um parâmetro numérico para estas situações, fiz uma conta rápida: faço 10 Km em mais ou menos 1 hora, mais um pequeno atraso pela falta de treino (ou excesso de trabalho, se preferir) e por último o gostinho de vingança da péssima performance na Meia Maratona de São Paulo... enfim, meu número foi 1h15min. Além da distância de 12 Km que eu tinha pela frente, ou os 5 Km que o Newton e mais um monte de gente ia enfrentar correndo ou caminhando, aproximadamente 6 mil corredores estiveram na USP (Cidade Universitária) neste domingo que quase amanheceu chuvoso, mas que teve direito até a um pouco de sol no percurso.

Houve um tempo em que correr na USP já estava enchendo a paciência, afinal quase todo final de semana aconteciam provas no local. Mas os estudantes que vivem nas repúblicas da universidade protestaram, e quem estava no comando concordou que o espaço é destinado a abrigar as faculdades que compõem a renomada universidade, e não abrigar eventos de lazer. Sendo assim, o número de provas diminuiu drasticamente, e as poucas que ainda ocorrem são bem “comportadas” tanto no percurso quanto na tradicional barulheira de auto falantes na arena principal. Como a abertura oficial do Circuito Corpore é tradicional, a prova foi mantida, apesar do percurso que em grande parte ocorre fora do campus, na Av. Politécnica. Tive a satisfação de encontrar a colega blogueira Ivana do blog No Mundo das Lulus, e a definição dela é igual à minha: aquela avenida é um perfeito cenário “Mad Max”, totalmente feia e desolada.

A organização da Corpore continua impecável, apesar de que muitos relataram problemas na retirada dos kits. Largada organizada e no horário, postos de hidratação bem espalhados e com água fresca (não muito gelada) e excelente dispersão ao final. Bastou, como de costume, fazer a largada dos caminhantes separada das modalidades de corrida, o que gerou bastante desvios no início da prova. Vale ressaltar que em matéria da Revista Contra Relógio deste mês a própria Corpore indicou que o número de corredores na região metropolitana de São Paulo não apresentou crescimento desde o último ano, consequência da quantidade de eventos existentes e dos preços que não param de subir. Eu vou além: já corri quase todas as provas da Corpore em momentos distintos, e posso dizer que às vezes desanima participar do mesmo evento todo ano, ainda mais porque são pagos. Já sugerimos e ainda não foi feita uma mudança consistente no calendário da entidade, onde talvez motive alguns a participar de mais corridas.

Mas, com relação à minha performance, mantive um ritmo quase constante de 06:15 min/km, o que totalizou ao final 01:15:08.

Previsto = Realizado, como seria bom se muitas outras coisas da vida fossem assim...

12 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Vou correr da adidas,quero ver se baixo meu tempo,estou treinando para isso...meu tempo 10 km é 1 hora.
    BOAS CORRIDAS!!!
    cris!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo previsto, pelo realizado e pelo contado, Rinaldo.

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Aquela Politécnica é de lascar!!! Ainda bem que o sol não estava animado...

    Mas a prova foi bem bacana. Correr na USP é tudo de bom!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Previsto = Realizado, Esta equação não existem em desenvolvimento de software. :-)

    Ainda bem que nas corridas sim.

    ResponderExcluir
  5. CORPORE é outro nível, não é mesmo Rinaldo? Já faz um tempo que não participo de uma prova desta organização... A próxima será a Meia, aí em Sampa, no mês que vem.
    Você também estará lá, certo? Quem sabe não nos encontramos...

    Um abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  6. Só falta acertar os números da mega sena, que o da corrida você já está adivinhando, ou melhor, planejando. Minha última corrida errei o planejado por apenas 9 segundos! Chega uma hora que parece que nos conhecemos cada vez mais.

    Parabéns pela corrida!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. dae parabéns pela prova, grande abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Muito legal.

    Karen Augusto
    diariodecorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Show guerreiro !!!! Bons treinos

    ResponderExcluir
  10. Valeu amigo Reinaldo parabéns pela prova , continue firme nos treinamentos !!

    Abraçoss !1

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Rinaldo.
    Abraço e bons treinos.


    tutta/ubiratã50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal, mais uma prova para a coleção e o coração. O tempo está ótimo. bons treinos,

    ResponderExcluir