segunda-feira, 4 de abril de 2011

Corrida Autismo e Realidade: um caminhante rápido

Ainda não sei se posso ser considerado “pipoca” ou não nesta prova. Talvez ao final você possa dar a resposta, não gosto de ficar com esta dor na consciência... O caso é o seguinte: aconteceu neste domingo cinzento em São Paulo a 1ª. Corrida e Caminhada Autismo e Realidade, prova alusiva ao distúrbio que afeta 1 em cada 110 crianças no mundo e que faz parte de um movimento mundial para conscientizar as pessoas de como ajudar não só os portadores mas as respectivas famílias.

A corrida, que saía do início da Ponte Estaiada e tomava a pista expressa da Marginal Pinheiros, era composta de duas voltas de 4 Km e a caminhada de apenas uma volta. A corrida era paga e a caminhada gratuita, e como eu não tinha pretensões de fazer a prova, acabei indo com um grupo para somente caminhar. Ao chegar no local, tivemos conhecimento da regra do evento: os caminhantes somente poderiam largar após a passada do último corredor da primeira volta. Como eu já sei que muita gente se inscreve na corrida e já larga caminhando, fiquei imaginando que horas seria isto.

Nem pensar em ficar esperando. Corri até o carro, no melhor estilo super-herói-procurando-cabine-telefônica, peguei meu torrone, juntei o MP3 player e tomei um gole d’água. Hora de correr, afinal, eu possuía número de peito, camiseta do evento e estava inscrito. Só mudei a modalidade na última hora.

Voltei e peguei o pelotão já largando e a organização se preparando para segurar os caminhantes. Desembestei pela ponte e segui o cortejo. No percurso, eu parecia aqueles motoristas patéticos que tapam a placa no dia do rodízio do carro: escondia o número embaixo da camisa (estava com porta-número) ou corria no cangote de algum grupo para não ser visto. Foi aí que eu percebi vários outros “caminhantes” com números brancos, ou seja, muita gente entrou no mesmo bonde.

Muito bem, após 00:50:32 terminei os 8 Km e recebi medalha da mesma forma, pois a caminhada também dava este direito ao participante. Do meu ponto de vista, não atrapalhei ninguém, bebi a mesma água que beberia caminhando e levei kit do mesmo jeito. Só não tive meu tempo oficial, mas quem precisa disto quando se está de relógio? E é claro, havia “pipocas” oficiais, correndo sem número inscrição ou qualquer outro vínculo, piores do que eu.

Sobre a prova, foi muito bem organizada pela Ideeia, que trabalha em conjunto com a Yescom, ou seja, todo o processo seguia os mesmos padrões normais das corridas desta, da inscrição pelo site à estrutura do evento. Ótima hidratação, bela camiseta, boa dispersão e cumprimento dos horários. Pena somente esta questão do horário da caminhada, pois como já alertei várias vezes, largar todos ao mesmo tempo é palhaçada, mas segurar por quase 50 minutos é mais esquisito ainda. Ao final o piloto Rubens Barrichello entregou o prêmio aos primeiros colocados do masculino e feminino.

Sobre a entidade, vale a pena conferir seu trabalho e divulgar: Autismo e Realidade. Que a minha participação meio-clandestina sirva para levar a mensagem da conscientização deste distúrbio e auxiliar na inclusão destas pessoas na sociedade.

Agora chega de brincar, semana que vem tem 21 Km.

Boa semana e se quiser pode me chamar de “pipoca”...

10 comentários:

  1. Cláudio,
    Teu relato está bem interessante!
    Praticamente um roteiro de curta metragem. Agora quem sou eu para te chamar ou não de Pipoca?
    E ainda com esse post super esclarecedor, só tens pontos a somar.
    Abraço... Ingrid
    http://ingridrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Difícil responder, mas de fato você não consumiu nada a que não tinha direito. Quem pagou pela corrida, no fim pagou pelo tempo oficial, que você não teve. Acredito que você não pipocou nessa.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudio, tudo bem?

    Foi um prazer conhecer o seu blog. As descrições das provas estão muito legais. Parabéns por correr e continuar correndo, e compartilhar isso com todos no blog para popularizar cada vez mais o esporte!
    Gostaria de me apresentar e contar um pouco da minha história. Meu nome é Marco, e depois de alguns anos correndo provas de 10K, 12K e meias, decidi encarar o desafio da maratona pela primeira vez e estou registrando tudo em um blog, com a intenção de quem sabe inspirar outras pessoas a começar a correr também. Para o pontapé inicial na distância, escolhi a Maratona de São Francisco, nos EUA, em 31/07/2011. O endereço do meu blog é acordarparacorrer.com.br. Agradeço se puderem dar uma passada por lá e deixar algumas dicas e recomendações. Se gostar do blog, fique à vontade para adicioná-lo nas indicações do seu site, e irei adicionar o seu também com o maior prazer!!

    Um abraço,

    Marco
    http://acordarparacorrer.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pipoca??? Quem??? Você???? Ah, imagina!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Evidente que não é pipoca. Voce fez tudo certo. Parabéns pelo seu blog, também estou na tentativa de um dia virar corredora de verdade. Também tenho um blog onde como você elogiei e muito a corrida do domingo. Também estarei na Corpore domingo, só que nos 5 km. Boa semana e boa corrida no domingo.
    felizcorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Parabéns, Pipoca não!!! Acho que não!!!rsrsrs

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  7. Ah, se estava inscrito e pegou a medalha eu acho que tá valendo...rs.
    Mas quem sou eu para dizer né, ainda sou inexperiente no assunto.
    Pipoca ou não, parabéns pela prova!

    ResponderExcluir
  8. Olha o seu relato do acontecido esta sensacional, parabéns e para mim você não é pipoca não. da uma passadinha no: http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá - Estou passando para lhe desejar uma excelente prova amanhã.

    ResponderExcluir
  10. Mudar de categoria de ultima hora, #IssoPodeArnaldo!? hahaha

    Claro que pode!!

    Como você mesmo disse, não consumiu nada na corrida além do que iria consumir na caminhada.

    Parabens pelo tempo, imagino que as tentativas de esconder a "placa" deve ter dado um gas a mais pra voce!!!

    Show de bola Rinaldo!!

    Agora vou ler seu post da Meia Corpore, alias, eu tambem corri essa Meia!! Foi minha estréia!

    Abraços e vamo que vamo!!!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...