quinta-feira, 26 de maio de 2011

Corrida de gente diferenciada

Correr em São Paulo está cada vez mais caro. Qual a novidade? O que chama mais a atenção é a falta total de padronização nos “preços” das corridas: pode-se ir de um evento totalmente gratuito e bem organizado, ou que seja, com inscrições a preços módicos, ou estourar o bolso em uma corridinha de 7 Km. Vamos falar deste último caso: Corrida da Amizade / Friendship Day, em sua 3a. Edição neste ano.

Eu não gosto de falar mal da Corpore, a instituição é a mais séria que eu conheço, vi poucas provas tão bem organizadas quanto às deles, mas neste caso não tem jeito. O fato é que você paga a bagatela de R$ 80,00 para percorrer um trecho de 7 km na região dos Jardins, área nobre da cidade, patrocinado por entidades como o Clube Monte Líbano e o Shopping Eldorado. Ou seja, “gente diferenciada”, como é o meu caso, que mora em “bairro” não está convidada para esta festa. Então, o questionamento: paga-se pela estrutura da prova ou o preço é simplesmente um limitante de nível social?

A matemática é simples: o preço atual da Maratona de São Paulo que acontece no dia 19/06 está em R$ 65,00, e para quem quiser conferir na calculadora 6 x 7 Km = 42 Km. Ou seja, seis vezes o percurso, preço mais acessível (OK, é da Yescom, chateação na certa...). E o incrível é que o lema da prova é “somos todos iguais”! Acho que é como no livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell: “todos são iguais, porém alguns são mais iguais que os outros”.

Enfim, este evento é “da amizade” e o precinho é “camarada”!

(respeito sua vontade se você for, faça uma boa prova, mas eu não consigo ficar quieto quanto vejo estas disparidades)




10 comentários:

  1. As colocações do post são perfeitas, não acrescento ou retiro uma palavra sequer.

    A citação de Orwell é totalmente cabível.

    "Somos todos iguais" dentro de um grupo "diferenciado". Cinismo demais.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  2. Olha sou sócio da CORPORE e acho um absurdo uma corrida de 7 Km no valor de 80,00, tanto que essa não vou correr.
    Abraços Generoso

    ResponderExcluir
  3. rssss...Que boa comparação...
    é isso mesmo Rinaldo Uma vergonha pagar tanto por uma prova de 7Km...
    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Oi Rinaldo,

    A única prova que pago caro, exceto a SS, é a corrida da Track & Field. Mas muito mais pelo kit que vem uma camisa manga longa, meia e boné do que por qualquer outro motivo.

    Já fiz os cálculos de cada item e sai muito mais barato "comprar" o kit e ganhar uma corrida...rs.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É meu amigo Rinaldo é que sempre estou falando daqui a pouco só vai correr quem tiver din din meu camarada pois o nosso esporte tá ficando caro demais o meu bolso tá reclamando pacas...E acredito que vai aumentar mais ainda pq os corredores não sáo unidos contra essa bagunça é por isso que o número de pipocas tem crescido vertinosamente...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Rinaldo,
    Pagar caro e mal, não dá!
    A corrida de Rua ganha novos adeptos a cada dia, é um esporte super democrático e o melhor de tudo, não custa muito caro. Pelo ao menos na teoria, pois a teoria seria por um bom tênis e correr nas ruas, o que custa 0800. Mas, há um porém, quando conhecemos o gostinho de participarmos dessas provas oficiais e o número de medalhas começa ser um hobbie, aíiii...é outra questão! Se torna caro, muito caro. Rs.
    É viagens, hotéis, inscrição...e por aí vai!
    O valor deve ser justo e não absurdo como vimos ultimamente.
    Grande abraço!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  7. Rinaldo, realmente, é um absurdo cobrar um valor destes por uma corrida até muito comum, sem muita expressão... Na minha opinião, é certo que fazem isso para “filtrar” o público participante. Aqui em Campinas, a Track & Field realiza pelo menos duas provas por ano a este mesmo valor (por enquanto...) de R$ 80,00. Eu não corro, acho caro demais! Dá para pagar duas corridas...

    Mas, tem gente que até acha justo pelos brindes que a organização oferece. Bom, respeito a opinião de todos, mas eu não corro pelos brindes...

    Um abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  8. Boa Rinaldo,realmente o preço dessa corrida é um absurdo e você esta certo em todas as suas colocações. Esta muito caro correr, no começo do ano já olho as provas que eu quero fazer e pronto. um abraço...


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Lembrou bem amigo, e George Orwel, desde sempre, teve razão...
    Definitivamente os professores estão eliminados das corridas de SP :(

    ResponderExcluir
  10. Fala Rinaldo!!

    Assino embaixo!
    Você escreveu tudo e mais um pouco!

    Quando será que vamos pagar um preço justo para participar das corridas??

    Abraços

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...