segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Circuito Athenas SP III 2014: 21 é o novo 10!

Muita gente, e com certeza você deve passar por isto também, arregala os olhos quando dizemos que corremos 10 Km. Afinal, correr já é uma atividade que nem todo mundo se arrisca por mais de uns poucos metros, o que dizer então de uma distância com 2 dígitos em quilômetros! Mas quando você vai um pouco mais longe e diz que já correu uma meia maratona, 21 Km, muita gente se assusta de verdade. E nesta segunda-feira, com certeza teve muito escritório, loja, sala de aula com alguns exemplares de orgulhosos corredores que completaram a 3ª. e última etapa de São Paulo do Circuito Athenas, nas distâncias de 5, 10 e 21 Km. Mas o que realmente chamou a atenção foi a quantidade de corredores que foram para o desafio da meia maratona, o que demonstra que o brasileiro está tomando cada vez mais gosto pela distância.

A prova não sofreu alterações com relação às edições anteriores desta etapa, com percurso predominante plano, restando somente as danadas subidas da Ponte Estaiada na região sul da cidade. Com tempo agradável, apesar de um pouco abafado, muitos corredores
que há 2 semanas estavam naquele mesmo trecho sofrendo pela falta de água na Maratona de São Paulo, desta vez puderam aproveitar para apertar um pouco mais o passo. A largada muuuuito cedo, 07:00 da manhã, já espanta aqueles corredores preguiçosos que só querem provas da moda com largada tarde. Quem está aqui é ponta firme, dorme depois, o que interessa é correr sem fritar no sol. Como o percurso é vai-e-vem, você encontra diversos colegas corredores, nem vou citar os guerreiros que encontrei pelo caminho para não correr o risco de esquecer nenhum nome.

A largada nas imediações da Ponte Transamérica aconteceu no horário, apesar de muitos corredores ainda estarem dispersos na área das barracas montada no estacionamento do evento. Aliás, uma pequena reclamação: fiz a inscrição com um pouco de antecedência, pagando R$ 79,00, um preço justo pela distância, qualidade do kit e evento, porém cada veículo desembolsava R$ 38,00 (R$ 40,00 no estacionamento ao lado) para ficar estacionado pelo curto período da prova. Será que os organizadores não conseguem um desconto para quem vai participar da corrida? Praticamente metade do valor da inscrição pago para estacionar
o carro. Vale lembrar que há uma estação de trem muito perto, porém pessoas como eu, que moram a quase 30 Km de distância da largada dependem do carro para chegar no horário (no ano passado eu bem que tentei...).

Kit muito bom, camiseta de ótima qualidade, meia com gravação do nome da prova e data, retirada muito fácil e organizada em uma loja de esportes. Excelente hidratação durante todo o percurso, com água a cada 2 Km e Gatorade em 2 pontos do trecho final. Aqui não tem miséria, não faltou nada e todos beberam o quanto quiseram. No final uma situação bem interessante: cada uma das distâncias possui uma fila diferente para pegar a medalha, a qual indicava o quanto o atleta havia corrido. Um espertinho que estava com o número de 10 Km tentou pegar uma medalha de 21 Km, mas foi devidamente “direcionado” para a fila correta. Este não vai chegar no escritório contando vantagem no dia seguinte!


Uma outra coisa que deixou a desejar foi a quase ausência de kit pós-prova, sendo disponibilizada apenas uma bandeja com água, outra com maçãs e uma tenda de Gatorade. Nada de salgado ou doce. Um pequeno ponto a ser melhorado, se serve de crítica construtiva ao evento. Detalhe: por uma falha de comunicação não corria prova com cortesia do organizador, como disse, paguei do bolso, portanto os elogios e críticas são sinceros, aqui eu não vendo minha opinião em troca de presentinhos como fazem alguns.

Novamente a colega Ivana do blog Status: Na Correria teve a paciência de me aguentar pelo percurso todo, e em “modo econômico” fizemos os 21 Km em 02:31:00, afinal duas semanas atrás eu enfrentava os 42 Km e na próxima semana... bom deixa pra lá, depois eu conto, afinal este foi apenas o primeiro evento do NOVEMBRO INSANO!!!

Aguarde!

4 comentários:

  1. Parabéns pela corrida, Claudio!
    Gosto muito das etapas da Athenas. Neste ano por causa das datas com 3-4 corridas no mesmo dia, só consegui ir nesta etapa!
    Sem críticas em relação à hidratação (lembro que no ano passado faltou bem no trecho dos sobes e desces da Estaiada), este ano foi sem miseria nenhuma.
    Geralmente eu paro o carro um pouco longe, passando os estacionamentos, tem uma região próxima à entrada dos onibus de um terminal que é cheia de muros, longe de flanelinhas, bem tranquilo... rsrs
    Infelizmente não fiz um tempo como eu esperava. Acho que pelo tempo abafado e por eu não ter me alimentado bem no sábado, senti certa fraqueza no final da corrida, no caminho para o carro e na minha volta pra casa o que me obrigou a parar no primeiro posto de gasolina para poder comer uns pães de queijo e tomar um red bull sugar free... :)
    De resto, tudo muito bom! E minhas próximas só no final do mês: corrida do Corinthians e Fast Run. Realmente tem muuuuuuuita corrida todo final de semana em SP!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande William, muito bom encontrá-lo no percurso! Prova realmente muito boa, esta questão do estacionamento é um desgaste desnecessário, pois a região não comporta o volume de carros. Boa dica sobre o local, mas se eu parasse mais longe, acho que não chegava na largada à tempo.
      Esta questão da alimentação pós-prova não é luxo, por isto eu destaquei que poderia ter algum lanche ou petisco no final, o esforço é grande nesta distância.
      A gente se vê nas próximas!
      Bons treinos!

      Excluir
  2. Aeeeee!!! Mais um 21 para a conta!!!!
    Abração!!!
    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...