Esta distância mítica e este número cabalístico são consequência do sistema de medidas americano, portanto vamos traduzir: 1 milha são 4 voltas na pista de atletismo, ou seja, 1600 metros (não sou muito letrado no assunto, mas até onde lembro uma milha corresponde a 1.609 m... corrijam-se se souberem os números exatos). Mesmo assim, os atletas sempre buscaram vencer esta equação, e é claro que cada um de nós tem sua dobradinha tempo/distância que gostaria de mudar o balanceamento. Eu, por exemplo, já consegui em alguma situações vencer os 4 dígitos do relógio nos 10K, mas minha marca de meia maratona continua estagnada em 02h18min (aliás, parece que meu relógio só tem este número nos 21K!).
Voltando ao livro, é possível que o leitor ache a primeira metade um pouco enfadonha, pois ressalta muito o estilo de vida em dormitórios nas faculdades americanas na década de 1970. Times de atletismo eram comuns neste cenário, e como não temos isto de forma tão definida em nosso país, pode parecer um pouco chato entender os costumes e manias dos alunos. Mais adiante na leitura, Cassidy envolve-se em um abaixo-assinado que o impede de continuar competindo pela universidade, porém não o afasta de buscar quebrar o recorde, sob a tutela de seu treinador, um medalhista olímpico também fictício chamado Bruce Denton.
Misturando personagens imaginários, outros reais como o campeão americano Frank Shorter, referência a outros do mundo das corridas, a estória até que flui de forma interessante e bem humorada. Nos capítulos finais, Cassidy irá enfrentar metro a metro seus medos na pista de atletismo durante uma competição e tentar vencer o relógio, batalhando contra adversários duros e tão bem preparados quanto ele. O resultado, só lendo mesmo.
"Era uma vez um corredor"
Lançamento: 2011
Páginas: 248
Formato: 16 x 23
Peso: 385
Acabamento: Brochura
Cód. de barras: 9788580570052
Gênero: Ficção (de corrida, é claro!)
Rinaldo, gostei da indicação do livro. Parece uma ótima leitura. Forte abraço, Helena.
ResponderExcluircorrendodebemcomavida.blogspot.com
Então, boa leitura!
Excluir