Encontrar bons livros sobre corrida de rua não é fácil, a tarefa é mais difícil ainda quando eles foram escritos por seus companheiros blogueiros com quem você tem a satisfação de cruzar nas provas, trocar algumas palavras e tirar uma fotos. Então, conheçam (se é que possível não conhecer) o Fábio Namiuti, autor do best seller (se ainda não é, vai ser) Melhor que o caminho é o caminhar, onde nosso caro colega conta sua trajetória, do fim iminente de sua saúde como obeso e fumante até a perseverança de participar continuamente e evolutivamente de corridas em sua cidade, São José dos Campos, SP, e em diversas cidades do país.
Criador e mantenedor do blog O Arquivo de Corridas de Fábio Namiuti, seu primeiro livro é uma biografia que nos apresenta sua batalha para sair do buraco provocado pela alimentação errada e modo de vida fumante, seguido de relatos emocionantes, reais e divertidos das provas e eventos em que participou.
Em uma passagem de seu livro, Namiuti explica que foi o penúltimo em sua bateria na Corrida Vertical, uma escalada de 31 andares no prédio da Nestlé aqui em São Paulo. Só que se ele foi o penúltimo, aqui você pode conferir as humildes palavras de quem foi o último na mesma bateria e que conheceu o autor neste evento. Foi aquela cena típica de um ver o outro se contorcendo para tirar uma foto digital com sua própria câmera e oferecer ajuda. Como os números de peito continham os nomes, observamos quase que simultaneamente que já nos conhecíamos pelos nossos posts e comentários nos blogs. Mais fotos, momento histórico de conhecer ao vivo e a cores os blogueiros do ciberespaço, para ser registrado e naturalmente, publicado. Na foto aí ao lado, outra situação em que nos esbarramos, no “forno” do Circuito de Corridas do Carteiro 2011 em Osasco, SP.
De toda a narrativa, que prende a atenção do início ao fim, a que eu mais gostei foi a da sua primeira São Silvestre, que aconteceu um ano antes que a minha estreia nesta prova, e que apesar das condições climáticas um pouco diferentes enfrentadas por ele, a riqueza dos detalhes do percurso em muito me fez lembrar da minha empolgação na primeira participação no evento. Aconselho esta leitura para quem ainda acha que as alterações para o percurso atual são melhores, com certeza você não vai conseguir gerar um relato tão empolgante e que transmite tão bem a emoção de concluir o circuito original na Av. Paulista.
Leitura boa você não consegue largar, como na foto ao lado, pendurado no metrô e com meu fiel volume à mão. Merchandising gratuita, de vez em quando alguém esticava o olho para ler um trecho junto comigo, então eu deixava a capa bem à vista.
Dois recadinhos para o Namiuti:
1) Seu livro não ficará na estante. Assim como outros dois volumes de autores-corredores, Dean Karnazes e Rodolfo Lucena, os quais tive a honra de conhecer e a pachorra de pedir um autógrafo em suas respectivas obras, o seu também (por estar autografado), vai ser bem guardado para ter uma longa vida;
2) Assim que a obra literária for adaptada para o cinema, favor escolher atores bem legais, nada de Selton Mello para interpretar o seu papel!
Se você gosta de corridas de rua, com certeza vai se identificar com os relatos do Namiuti e adorar o livro. Melhor que o livro, só mesmo a sua leitura.
Já leu? Gostou? Deixe seu comentário aqui, o autor também é frequentador deste blog...
sábado, 26 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande Rinaldo! Se o livro não se transformar num best-seller (sendo "só seller", já tá bom!), vou mandar imprimir essa postagem-resenha e tentar vender por aí, porque ela ficou simplesmente campeã!
ResponderExcluirMuito obrigado, mais uma vez, por adquirir o seu exemplar, prestigiando esse corredor até que com alguma experiência, mas escritor novato. Pela divulgação, inclusive nos meios de transporte de massa. E por essas suas palavras, que me deixam muito lisonjeado e feliz.
Satisfação ter estado contigo nesse desafio vertical, também uma das passagens marcantes da minha história como corredor e citação obrigatória no livro. Espero que possamos nos encontrar em muitas outras provas futuras, até para que eu possa te agradecer pessoalmente por esse verdadeiro presente.
Forte abraço!
Fábio Namiuti
---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Eu também adquirir muito bom o livro e também já compartilhei no blog pois o Fábio é um grande camarada...
Bons treinos,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com