Começa pela inscrição: limitada a 2.000 vagas, é um parto para descobrir quando e onde estarão disponíveis para o público em geral, pois quem está ligado aos órgãos da Prefeitura do Município sabe exatamente as coordenadas no tempo e espaço. No meu caso, uma dica de outro corredor (aliás, obrigado colega Edson) permitiu que eu estivesse no local certo e hora certa para fazer a inscrição gratuita na prova, porém não considero este critério justo. Se a corrida é para a população, então não devemos beneficiar os funcionários do órgão, onde estes deveriam ter sua participação garantida sem a necessidade de lotar as inscrições para o cidadão comum (e que paga bastante impostos para a Prefeitura).
No dia do evento é feita a retirada de chip, número de peito e camiseta. Apesar de organizada por número de inscrição, foi lenta e gerou um atraso de mais de 20 minutos na largada. Na minha humilde opinião, já expressa aqui várias vezes, quem não sabe cumprir horário e chega em cima da hora não merece largar com os demais. Mas o que achei inadmissível foi a insensibilidade da grande maioria dos participantes, pois na ficha de inscrição constava que o corredor deveria levar 1 Kg de alimento não perecível para doação a entidades carentes. Num cálculo aproximado, contei 1 em cada 10 corredores com alimento na mão ao retirar o chip. Lanço aqui a seguinte campanha:
Se estivesse escrito na ficha que ganharia alguma coisa no dia e não fosse entregue, tenho certeza que estariam todos reclamando, mas é fácil distorcer as regras a seu favor. Como diz a música: “Brasil, mostra a tua cara”.
Nem vou gastar palavras dizendo que caminhantes e corredores novamente largaram juntos mais uma vez, isto você já deve imaginar. Porém desta vez a dispersão foi rápida e não houve atropelos, os únicos caminhantes eram os que não aguentaram o ritmo da corrida e começaram a andar, mas até aí tudo bem, palmas para os corajosos que enfrentam as primeiras passadas, todos estivemos lá pelo menos uma vez na vida.
O percurso realmente é sensacional, são 5 Km pelas ruas do Centro Velho, largando da R. Libero Badaró, seguindo pelo Viaduto Santa Ifigênia, Av. Ipiranga, Teatro Municipal, Praça da Sé e Largo São Bento, um passeio pelo tradicional centro da cidade, o qual deveria estar no itinerário da nossa maratona. Ouvi vários elogios ao percurso no final dos meus 30:16, tempo até que bom para quem estava sem treinar corrida nas últimas duas semanas e em um trajeto cheio de sobe e desce. Apesar de não servir água gelada, boa hidratação no Km 2,5 e no final, e sinalização muito bem posicionada e visível. Bonita medalha e até um certificado de participação, algo bem raro nas nossas corridas.
Infelizmente é necessário destacar o pior de todos os problemas da prova: o guarda volumes. Entregar foi fácil, retirar foi outra estória. Apesar da tentativa de organizar por números de inscrição, a coisa virou um caos, gente suada se empurrando e se amassando para tentar chamar a atenção dos que entregavam as sacolas e mochilas. Observe na foto o ponto alto da confusão: corredores “invadem” a tenda pelo lado dos fundos, cobrando a entrega das malas. Enquanto isto, no sistema de som era anunciado o pódio, e o público em geral se acotovelando para retirar seus pertences, sem prestigiar os atletas vencedores. Lamentável.
Tentei ser imparcial, tivemos pontos altos e baixos na prova. Na próxima semana tem mais uma, agora aqui perto de casa, a Etapa Santana, e sinceramente espero que a organização tenha mais cuidado com estes pontos, pois a proposta de uma corrida aberta à população é ótima, mas desmotiva quem passa por estas aporrinhações.
Parabéns pela sua participação, resultado e, principalmente, análise da prova, Rinaldo. Também espero que os problemas sejam solucionados e que o bom senso, inclusive dos participantes, prevaleça. Vou ver se consigo estar presente ao menos em uma das etapas durante o ano.
ResponderExcluirAbraço!
Valeu Namiuti! A gente se vê nas outras provas do circuito!
ExcluirAbraço!
Realmente precisas suas considerações sobre a prova. Tambem adorei o percurso! consegui pegar minha mala antes desta muvuca! mas tive que gritar bastante. Outro ponto negativo é a divulgação dos resultados. Alguem sabe aonde estará disponivel?
ResponderExcluirBoa pergunta, até o momento não vi nada oficial também. Assim que eu descobrir deixo um complemento neste post ou no próximo.
ResponderExcluirAbraço e boas provas!
esta neste link os resultados
Excluirhttp://www.rodparlazereeventos.com.br/noticias/28/53/RESULTADOS
engraçado que classificaram pelo tempo bruto e não pelo liquido! pelo menos larguei com 13segundos!
Rinaldo, parabéns pelo texto. Eu ainda estava retirando o número de peito quando foi dada a largada. E a bagunça do guarda volumes realmente foi o pior da prova... Se souber de algum site com as fotos também, publique aqui. Abraço.
ResponderExcluirOlá Roberto,
ExcluirPode deixar, se eu souber de algum site com as fotos ou o resultado eu publico.
Abraço!
tem fotos na www.runnersp.com.br
ExcluirOK, obrigado! (e de novo obrigado ao Marcio também pela dica das fotos)
ExcluirFala grande Rinaldo !!!!!
ResponderExcluirÉ meu camarada estava muvucado o negocio, espero que eles aprendam com o erro de ontem, foi como você disse no meu blogger, ainda bem que eu não usei o Guarda Volumes, por que eu vi muita gente reclamando, sobre o resultado normalmente no mesmo dia ja sai pelo menos no site da chiptiming mas até agora nada.
Forte Abraço
Léo
www.pisandoporai.blogspot.com
Ainda bem que eu não me preocupo muito com resultado oficial, já serve o do meu cronômetro.
ExcluirBoas provas!
Parabéns pela prova e pelotempo Rinaldo!
ResponderExcluirEu gostei muito dessa ideia do circuito popular, mas cada ano que passa fica mais dificil e inexplicável algumas situações. Infelizmente.
Eu adoraria poder participar de algumas etapas, mas é indigna a forma que é feita.
Vi várias reclamações sobre essa etapa que só pelo local tinha tudo para ser perfeita.
Reclamações sobre as inscrições e também sobre os organizadores que pelo que eu soube fizeram muitas lambanças.
Claro que o público corredor também não colabora em nada, desde a retirada de kit, a largada e o guarda-volumes. Educação é algo que não se compra na esquina. #Triste.
Bons treinos
Abraço
Colucci
@antoniocolucci
Valeu Colucci!
ExcluirRealmente, o circuito foi perfeito e motivador para quem está iniciando nas corridas, mas critério de inscrição ainda é um mistério (e para as próximas 2 etapas já estão esgotadas).
Abraço e boas corridas!
Consegui encontrar o site do resultado oficial, por favor divulgue à todos : http://www.rodparlazereeventos.com.br/noticias/28/53/RESULTADOS ( www.rodparlazereeventos.com.br)
ResponderExcluirOK, obrigado pela dica! (Obrigado também ao leitor Marcio que mandou este link por e-mail para mim).
ExcluirTambém participamos, e como relatei no meu blog, foi bom para rever São Paulo. E concordo com os problemas apontados por voce, batem com os que senti.
ResponderExcluirAbraços e boas corridas
Valeu pelo seu comentário!
ExcluirQuem tiver a oportunidade leia também o post da corredora, está muito legal: http://www.felizcorrendo.com/
Olá Rinaldo.
ResponderExcluirConheci hoje o seu blog. Parabéns. Muito bom o seu relato e me deu muita vontade de ler os demais. Sucesso e boas provas.
Corridas do Luizz
Luiz, Obrigado pela visita e seja bem-vindo!
ExcluirLamentável o fato de quase ninguém levar o quilo de alimento na retirada dos kits e apóio a sua campanha de que: quem não levar o alimento fica sem a camiseta da prova que deverá ser entregue a entidade correspondente. Nada mais justo.
ResponderExcluirQuanto ao certificado: excelente idéia da organização.
O 'meu' da São Silvestre não consegui pegar no site da prova. Acho que não disponibilizaram o "dito cujo" rsrs
Grande abraço e parabéns pela participação na prova.
tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com
Olá amigo Tutta, realmente uma vergonha os corredores não terem solidariedade nesta hora. Com tanta corrida cara, o que custa levar 1 Kg de alimento?
ExcluirO certificado é legal, só espero que jamais substitua a medalha.
Abraço!