quarta-feira, 21 de julho de 2010

Análise de performance na Maratona do Rio

Enquanto eu recuperava um a um os tempo de cada Km da Maratona do Rio a partir do meu frequencímetro, pensava “eu realmente estou sem nada para fazer”. Mas ao ver o gráfico na planilha Excel e as observações nos pontos-chave, vejo que isto será de grande valia para as próximas corridas.


Vejamos:

Km 1 e 2: na verdade estão com o mesmo tempo, pois com a empolgação, correria após descer do ônibus em cima da hora da largada e ficar brincando com o MP3 player, perdi a placa do Km 1.

Km 15: como não pude ir ao banheiro antes da prova, precisei parar no banheiro químico deste ponto. O ritmo não caiu muito, apenas o pit stop básico e uma foto da prova.

Km 27: o início do cansaço, os Kms acima de 08:00 min/Km já não conseguem ser recuperados. “Muro” o escambal, eu fico com fome e cansado mesmo neste ponto. Como diz o meu colega Wagner, “daqui para a frente só falta uma São Silvestre...”

Km 32: é sempre assim, eu vejo a placa do 32 e penso “só falta uma provinha de 10 Km, que eu corro todo final de semana!”. Daí o ritmo aperta sozinho, entra o playlist envenenado e as coisas melhoram... um pouco.

Km 35: preciso reduzir, trotando, senão vai tudo para o espaço.

Km 41: eu não resisti, ia terminar mesmo antes de 6 horas, e aquela placa de 41 na frente do Pão de Açucar pedia uma foto...

Km 42: apertei um pouco de novo, mas tem os tais 195 m, pose para fotos, ah, dane-se, já cheguei mesmo!

Se você gostou, basta arranjar um relógio qualquer que consiga armazenar na função “lap” (volta) o número de Kms da prova que você vai correr. Como o meu modelo (este aí da foto) é simples, guarda até 44 voltas, ou seja, dá e sobra para uma maratona. Depois é só jogar no Excel e brincar com os números. Ah, e o mais importante, não esquecer de marcar a cada placa de Km!

Tenho umas considerações finais a fazer sobre esta maratona, mas fica para o próximo post...

7 comentários:

  1. Eu tenho um com essa função nunca soube usar...
    como diz o meu marido é muita tecnologia pra pouco atleta...rsss.
    Bjinhos
    Melhoras aí...
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Rinaldo muito boa a sua análise, ainda bem que vc foi no banheiro nos 15k, mais ainda tinhas os dos 20 e poucos da largada da meia depois disso eu não vi...Quanto ao Muro que vc ser referiu nos 27k do jeito que vc falou eu ri pacas...Os corredores tem que entender que este muro dos 30k que sempre dizem é psicológio, não existe essa barreira se o corredor treinar com certeza não existira, também legal a sua estratégia do km 32 eu também penso assim. Quanto a esse modelo desse relógio que vc postou aqui me parece que é da Oregon Scientific, se for eu uso o Oregon Scientific modelo SE 232 e além das funções que vc disse aqui o meu guarda até 99 voltas é muito bom isso.
    Mais uma vez Parabéns...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. o gráfico, e as observações, ficaram ótimos!
    também achei engraçado quando você disse "“Muro” o escambal, eu fico com fome e cansado mesmo neste ponto" rsrsrs é quando a gente começa a correr arrastando um muro;)

    lendo a sua análise da prova, deu logo vontade de correr mais uma maratona! vou matar essa vontade em curitiba;)
    o grande barato da maratona, para mim, é a aventura, o desafio, e a festa que é correr acompanhado de tanta gente!

    ResponderExcluir
  4. OLá, passando para te avisar que a Maratona de curitiba 2010 já tem data Marcada.
    CONFIRA: www.pisadaneutra.blogspot.com
    Coloque na sua agenda.
    Pisada Neutra®

    ResponderExcluir
  5. Tudo isto é muito bom ainda mais com a maneira descontraida e divertida com que relatas, Um grande abraço. Eduardo Pelotas RS

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a sua análise Rinaldo. Além disso a análise gráfica nos dá uma visão muito melhor do desempenho, não é?
    Também estou passando para agradecer a visita ao meu blog, e pela sua iniciativa eu também coloquei o selo no meu site. Você está lá também:
    Um Blog para Corredores: O primeiro “Selo” do Blog http://goo.gl/b/wals
    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Pô, legal, preciso de um relógio desses. hehe
    Abraço.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...